quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Anistia aos criminosos

O governo Lula ao deixar para o STF a decisão sobre o julgamento dos militares envolvidos em tortura no período militar, mais uma vez, se demonstra incapaz de conduzir questões capitais como no caso da Lei de Anistia, editada em 1979, e que serve de mecanismo para a institucionalização da impunidade. A lei de Anistia editada no próprio regime militar 64-85 anistiou todos os envolvidos do período, assim os criminosos acabaram sendo beneficiados com a legislação.
Nos países que tiveram casos semelhantes nos governos da América Latina, foi com a participação direta do Executivo e ajuda do Judiciário que os arquivos e documentos referentes aos anos de chumbo deram início a longos julgamentos com a condenação de militares toturadores. assim as famílias das vítimas puderam ver os algozes de seus filhos e filhas serem punidos mesmo depois de tantos anos.
O governo brasileiro omite informações relevantes ao não permitir que os arquivos e documentos referentes ao funcionamento do DOI/CODI do II Exército sejam colocados a público e torna ainda mais lento o desfecho de uma das páginas mais tristes da História brasileira.

Nenhum comentário: