quinta-feira, 7 de julho de 2011

Chat com Tebaldi no DC

Boa tarde a todos. Em alguns minutos, vai começar o bate-papo com Luiz Carlos Vieira, diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de SC (Sinte)
17:07
Comentário de Lindsay 
Boa tarde, gostaria de me informar sobre o numero de grevista que são act? e quais as consequencias para os acts grevistas com relação a renovação de contrato que é realizada em julho?
17:07
Comentário de vieira 
boa tarde a todos e estou a disposição.
17:08
Comentário de Professora Lígia 
Olá, Boa Tarde!
17:10
vieira: 
o número de acts é proporcional numero de efetivos em greve, essa é nossa avaliação, agora o número exato nós não temos.
17:11
Comentário de Vicente Siegel Neto 
Gostaria de saber, se os alunos poderam perder o ano por efeito da greve?
17:12
Comentário de PROF LENECIR 
Qual a porcentagem de professores em greve nesta quinta-feira? E para segunda ?
17:14
vieira: 
Para os acts que estão em greve a justificativa da SED é que por não estarem trabalhando não é possível a renovação, mas essa discussão será feita após o encerramento da mesma.
17:15
Comentário de gabriela 
há alguma possibilidade de exoneracao dos professores que aderiram a greve?
17:15
vieira: 
Vicente, não vejo que os alunos perderam o ano letivo, já tivemos greves até com 68 dias e isso não ocorreu e acrescento que os profissionasi da educação sempre fizeram a reposição.
17:16
Comentário de gabriela 
se permanecer minoria das regionais na greve ela continua?
17:17
vieira: 
Lenecir, nós não temos esses números hoje. O comando de greve se reuniu pela manhã e um dos encaminhamentos é fazer o levantamento para segunda, para o comando possa encaminhar as ações a partir desses dados mais objetivos.
17:19
Comentário de Professora Lígia 
O secretário da Educação disse que o sinte concordou com a "mexida" na regência de classe(foi desse jeito que ele falou) isso é verdade?
17:19
vieira: 
Gabriela, não nenhuma a lei de greve garante a livre mobilização dos servidores em busca dos seus direitos. Além disso, nossa greve não foi considerada pela justiça como ilegal.
17:19
Comentário de Prof Josi Palhoça 
A justiça decretou que o Governador tem o prazo de até dia 08/07 para efetuar o pagamentos dos dias descontados. Porém, ele recorreu. Mas então, se não for cassado as duas decisões dele até amanhã, fica valendo a decisão do juiz Hélio do Valle Pereira (efetuando o pagamento imediato até amanhã) ?
17:21
Comentário de Rute Albuquerque 
Qual o prazo para a devolução do nosso salário?
17:22
vieira: 
Gabriela, a greve continua, conforme decisão soberana da assembléia estadual. Pode ocorrer que não tenha greve em alguma região ou cidade, mas é uma greve da categoria dos trabalhadores em educação do estado, portanto estadual e somente encerra em uma assembléia estadual.
17:25
vieira: 
Ligia, O SINTE sempre defendeu o piso na carreira sem a perda dos direitos, apenas aceitamos incorporar o prêmio educar, jubilar e assiduidade se o governo mexeu na regência ele que responsabilize e prove em que mesa de negociação houve essa concordância.
17:25
Comentário de Rute Albuquerque 
Se não temos plano de Carreira, qual será o vencimento oferecido aos novos contratados que o Governo alega ter à disposição?
17:25
Comentário de Prof Josi Palhoça 
Se o Governador contratar novos ACTS para substituir o comando de greve, como ficamos?
17:28
vieira: 
Josi, O Juíz Hélio do Valle deu outra determinação agora a tarde respondendo ao pedido de cumprimento de liminar, dando prazo até dia 11/07 para fazer a devolução dos descontos. Caso contrário o governo irá pagar uma multa diária de R$ 100 mil. Esse pedido de cumprimento de liminar foi feito pelo SINTE.
17:30
vieira: 
Rute, o prazo é dia 11/07, caso não cumpra será punido com multa diária.
17:31
Comentário de Vagner 
Não é contraditório esta democracia do Sinte, uma vez que as decisões/indicativos das regiões não tem valor algum?
17:33
Comentário de Prof. Vanderlei 
Como se avalia a afirmação do sercretário Tebaldi que o corte na regência de classe foi acertada em reunião com o Sinte?
17:34
vieira: 
Rute, nós temos plano de carreira, que é a lei 1.139/92, o que não temos mais é a antiga tabela salarial, que conquistamos em 1986. Maio/11 foi pago conform a tabela da MP 189 e agora já deu entrada o PLC 026/11 na ALESC, com a mesma tabela da MP se atá lá for aprovada será essa, caso não vale a tabela que tinhamos até maio/11.
17:35
vieira: 
Josi, o governo somente poderá contratar se tiver uma decisão judicial e isso nunca ocorreu.
17:37
vieira: 
Josi, caso ele faça essa contratação arbitrária, o SINTE vai tentar impedir de todas as formas, inclusive judicialmente.
17:37
Comentário de joaquim aluno desesperado 
Gostaria de saber o que os alunos podem fazer pra que essa greve acabe logo, pois somos os mais prejudicados com a greve, mas acho que vcs estão certos em lutar pelo cumprimento da lei
17:38
Comentário de Raquel 
Boa tardeSe o foco da greve era o piso implantando em nosso plano de carreira por que quando o Senhor Governador falou em baixar a regência não foi dito a ele que essa não era nossa reivindicação, pois, direitos adquiridos não eram nem para entrar na questão?
17:40
vieira: 
Vagner, as assembléias regionais são organizativas e avaliativas e não deliberativas, que é função especifica de uma assembléia estadual. A categoria é estadual, logo qualquer decisão regionalizada não pode ter carater de um todo, mesmo que seja superior em números.
17:45
vieira: 
Vanderlei, já comentei antes, O SINTE sempre defendeu o piso na carreira sem a perda dos direitos, apenas aceitamos incorporar o prêmio educar, jubilar e assiduidade se o governo mexeu na regência ele que responsabilize e prove em que mesa de negociação houve essa concordância. Discutimos a recomposição com depois que ele tinha já cortado. O corte veio logo no início da greve, que nos deixou indignados. Entramos na greve por causa do Piso na carreira e não para discutirmos as perdas das gratificações.
17:46
Comentário de Nelson Professor act 
o movimento está enfraquecido o que fazer? Gostaria de saber porque na negociação do piso não se falou no retroativo da lei?
17:46
Comentário de Regiane 
Boa tarde...gostaria de saber quais serão as metas do comando de greve agora?
17:49
vieira: 
Joaquim, agradecemos seu apoio e de toda comunidade escolar. A greve é um mecanismo que temos que utilizar para valer nossos direitos. Porém, temos o compromisso de repor as aulas perdidas com qualidade e pode ter certeza temos o compromisso com a educação catarinense. A comunidade deve continuar pressionando o governo para que ele reestabeleça a normalidade das aulas o mais rápido possível. A responsabilidade da educação é do governo. Nós somos trabalhadores do estado.
17:55
vieira: 
Raquel, O governo sabe o que tinha para fazer. Mas ele alega que tem limites financeiros e fiscais, ele mascarou a aplicação da lei piso, modificando a tabela salarial e retirando gratificações da categoria.

Nenhum comentário: